BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro conversou neste domingo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , e aceitou uma oferta de ajuda do governo israelense para conter as queimadas na Amazônia. De acordo com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Israel irá enviar um avião comequipamento de combate a incêndios.
Eduardo publicou uma foto da ligação em sua conta no Twitter. Ele estava acompanhando Bolsonaro no momento, assim como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo , no Palácio da Alvorada. Segundo Eduardo, o presidente conversou depois com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e eles definiram que o avião pousará em um local definido pelo governo brasileiro.
O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, também relatou a ligação em sua rede social. De acordo com Martins, Netanyahu “reconheceu os esforço brasileiros no combate aos focos de incêndio” e “reafirmou seu respeito pela soberania brasileira sobre todo seu território”.
Bolsonaro mantém uma relação de proximidade com Netanyahu desde o início de seu governo. O isralense veio ao Brasil para a sua posse, em janeiro, e Bolsonaro retribuiu a visita em março. O presidente brasileiro costuma citar frequentemente em seus discursos Israel como um exemplo positivo.