Eclipse solar: saiba o melhor horário e dicas para contemplar o fenômeno em BH
Na capital mineira, o eclipse solar total será parcial e visível de todos os pontos, mas não é aconselhável observá-lo a olho nu
Nesta segunda-feira (14) o dia vai virar noite por alguns minutos graças ao eclipse solar total. O fenômeno poderá ser contemplado de Belo Horizonte, mas, conforme o astrônomo e professor da UFMG, Renato Las Casas, apenas de forma parcial.
Na capital, o espetáculo da natureza será visível entre 13h02 e 15h17, com ápice às 14h14. “De qualquer lugar de BH ou de Minas Gerais será possível ver o eclipse, mas não em sua totalidade”, informou o especialista.
Mas olhar diretamente para o sol faz mal para a visão e pode até provocar cegueira. Por isso, alguns cuidados são necessários. E não pense que usar óculos, plástico, binóculo, negativos de filmes, vidros escuros ou chapa de raio X são suficientes.
“Alguns desses itens vão cortar parte da visibilidade da luz do sol, mas não a parte ultravioleta. O grande cuidado é não permitir que a ultravioleta do sol chegue às vistas. Se bate na retina, não dói, mas provoca estrago e, com o passar do anos, vai perder a visão”, alerta o astrônomo.
Então como contemplar o fenômeno com segurança? Renato Las Casas listou algumas dicas. “O ideal é usar usar um vidro de soldador número 14 ou maior. Ele pode ser comprado em lojas de ferramentas”, orientou o professor da UFMG.
Mas, quem não tiver o instrumento, tem outras formas de ver o eclipse com segurança. Com dois truques bem simples é possível fazer a projeção do fenômeno. Um deles é usar um espelho e fita crepe ou papel, e fazer uma espécie de máscara.
“É bem legal. Basta tapar o espelho e deixar um buraquinho de dois centímetros de diâmetro. Com esse espelhinho, o posiciona para o sol, deixa a luz bater e refletir em uma parede que está com sombra”, ensina.
Quem tiver binóculo também pode fazer a projeção. Basta apontá-lo para o sol e deixar o outro lado virado para o chão. Desta forma, o eclipse será refletido e visto com segurança.
Eclipse total
A totalidade do eclipse será vista apenas no Chile e na Argentina. No Brasil, o melhor ponto de visualização será no Sul, com encobrimento entre 40% e 60%. Já o Norte ficará sem o espetáculo. O fenômeno vai ocorrer porque o Sol será totalmente coberto por uma faixa estreita.
“A sombra da Lua vai percorrer a superfície do planeta. Neste evento, a Lua tampa totalmente a luz do Sol”, descreveu Renato Las Casas.