A Gazeta do Cerrado inicia neste domingo, 13, a série O 2020 dos parlamentares na qual várias entrevistas exclusivas com deputados e deputadas estaduais e federais vão mostrar como foi a atuação neste ano tão difícil por causa da pandemia ocasionada pela covid-19 e o que eles conseguiram para a população do Tocantins
Na abertura da série, começamos com o Deputado federal da história do Estado, Tiago Dimas (Solidariedade). Ele fala dos projetos, das perceptivas para 2021 e deixa mensagem otimista para população.
Veja íntegra da entrevista:
Gazeta do Cerrado – Qual avaliação faz deste ano parlamentar tão atípico em razão da pandemia?
Tiago Dimas -A principal avaliação que faço é da importância do Congresso Nacional, e no meu caso da Câmara dos Deputados, no enfrentamento de grandes crises. Fomos protagonistas na busca por soluções. Aprovamos e aperfeiçoamos o auxílio emergencial, o apoio direto a estados e municípios, o respaldo financeiro às empresas, as linhas de crédito para muitos setores e parte dos importantes protocolos sanitários para o enfrentamento do novo coronavírus. Tenho certeza que nós da Câmara dos Deputados ajudamos o país de forma decisiva a enfrentar essa tragédia que foi o novo coronavírus da melhor forma possível.
Gazeta do Cerrado – Quais projetos você destaca da sua atuação este ano?
Tiago Dimas -No total, apresentamos 76 propostas legislativas, das quais 59 emendas de comissões, 6 emendas de Plenário, 7 projetos de leis entre outros. Várias das nossas propostas foram aprovadas ou incorporadas pelos relatores. Além disso, por meio do nosso partido, o Solidariedade, tive a oportunidade de liderar a bancada em votações importantes que aprovaram matérias de lata relevância para o país. Um dos exemplos foi a aprovação do novo Fundeb. Eu era membro titular da comissão, em indicação do nosso partido e participei ativamente de todos os debates que levaram a apresentação do projeto final aprovado pelo Congresso nacional.
Eu destaco, ainda, os meus projetos e as minhas emendas que ajudaram a economia do nosso país nas medidas de enfrentamento a pandemia. Por exemplo, através de iniciativa nossa a Câmara aprovou o Plano Extraordinário de Recuperação Judicial para Microempresas e Pequenas de Pequeno Porte, conseguimos disponibilizar créditos para as micros, pequenas e empresas de pequeno porte via máquina de cartão. Fora da pandemia, conseguimos a aprovação de uma emenda em Plenário que atribui aos municípios a prerrogativa de liberar licenciamentos ambientais, claro que cumprindo toda a legislação federal da questão. Tivemos emendas importantes na lei do Marco legal das Startups que estão prestes a serem aprovadas e virarem leis.
Gazeta do Cerrado – Qual sua contribuição parlamentar para o combate à pandemia?
Tiago Dimas -Além das duas iniciativas já citadas, apresentei uma emenda aprovada que faz a Anvisa dar muita agilidade para autorização e insumos de exames que detectem o novo coronavírus. O diagnóstico fácil é rápido é fundamental. Também tentamos estender o auxílio emergencial aos pescadores artesanais, o que foi aprovado, mas ainda não efetivado. Fora essas ideias próprias, participei de todos os debates sobre as grandes ações contra a pandemia.
Gazeta do Cerrado – Quais suas perspectivas políticas para 2021?
Tiago Dimas – A minha perspectiva é que o nosso legislativo possa retomar um trabalho mais normal a partir do controle da pandemia. Nossas comissões temáticas no Congresso precisam funcionar e temos assuntos super relevantes para debatermos e aprovarmos. A Reforma Tributária é uma delas. O modelo de tributação atual do Brasil pune os mais pobres e sobrecarrega as empresas. Isso precisa mudar, para que tenhamos um bolo feito de uma forma mais justa. Além disso, a União concentrar quase 60% de todos os recursos arrecadados no país, enquanto municípios têm menos de 17%.
Nosso foco tem que se em ações específicas em prol da imunização das pessoas, vacinando os tocantinenses e os brasileiros e fazer o governo dar o suporte para garantir o respaldo a quem precisa de renda. É necessário demais melhorar o suporte ao trabalho, ajudar quem precisa trabalhar e gerar empregos. Nosso país está com 14 milhões de desempregado e não pode se dar ao luxo de não encontrar soluções para esse enorme contingente. Claro que para nós, da Câmara, poder ajudar nesse processo precisamos demais da volta dos trabalhos legislativos presenciais, com as comissões funcionando a pleno. Mesmo com o Legislativo funcionando apenas em sessões remotas, fizemos muita coisa. Com os trabalhos por completo, temos certeza que podemos fazer muito mais.
Gazeta do Cerrado – Com relação a suas emendas para quantas e quais cidades foram destinadas?
Tiago Dimas – Nós atendemos quase 50 cidades com as minhas emendas parlamentares, incluindo as individuais e as de bancadas. Todos os congressistas têm direito a mesma quantidade de recursos e optamos por ajudar o maior número de municípios tocantinenses. Também conseguimos a liberação de dezenas de milhões de reais diretamente do orçamento da União para ajudar os municípios neste momento mais complicado do novo coronavírus. Conseguimos ajudar os sistemas de saúde e de educação, o que eu avalio que é fundamental para o Estado. Importante ressaltar que em uma iniciativa inovadora fiz uma seleção pública de projetos a serem contempladas com emendas parlamentares. Foram R$ 2,4 milhões destinados desta forma, em 12 projetos de oito áreas diferentes e de nove cidades distintas. Adotamos o critério completamente técnico, selecionando as melhores propostas. Para 2021, vamos repetir a dose, tanto que ainda em dezembro anunciaremos os vencedores do processo seletivo.
Gazeta do Cerrado – Qual sua mensagem para a população este ano?
Tiago Dimas -Primeiro, quero desejar muita força a todos os familiares das cerca de 1.200 pessoas que morreram no Estado diretamente por causa da Covid-19. Infelizmente, essa doença atingiu muitas famílias e me solidarizo com cada uma delas. No mais, quero deixar uma mensagem de esperança, 2021 vai ser melhor em todos os sentidos. A humanidade já superou diversas crises, guerras e vamos com certeza sair dessa. Eu não vou medir esforços para que o nosso país encontre a formula de voltar aos trilhos do desenvolvimento, gerando empregos no Tocantins e em todos os outros Estados. Sigam contando comigo no Tocantins e no Congresso Nacional!