A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro foi diplomada junto com seu vice André Gomes nesta sexta-feira, 11. Os dois juntos participaram da cerimônia que foi virtual.
Cínthia e André foram alvos dos adversários na campanha eleitoral que tentaram sempre alfinetar, fazer críticas reducionistas, extrapolando muitas vezes do papel de oposição, mas demonstraram tanto na campanha como após a vitória uma sintonia necessária que há tempos não se vê entre um gestor e vice na capital.
Quando entrevistei a Cínthia na última semana ela falou do papel de André Gomes na futura gestão e foi categórica: “será o braço forte!” A gestora que passou pela experiência de vice e que por muitas vezes superou desafios no cargo, até por vezes de secretários que não entendiam o papel de uma vice, demonstra querer ter sim uma gestão compartilhada. Desde 2018 ela governa sem ter um vice.
Outra frase de Cinthia me chamou atenção na entrevista: “ Uma vitória para chamar de nossa”. Usando o plural, a prefeita sinaliza um amadurecimento político para governar e fazer gestão com seu grupo, que é o que se espera. Palmas precisa disso para cada dia evoluir mais: sair da política rasa de grupos, ter diálogo com todos os setores e ser vista como um todo e não apenas de uma bolha, e, esse é outro desafio.
Dessa dobradinha Cinthia/ André muitas ações diferentes podem nascer para a capital mais jovem do país. Ele, é da área de segurança pública, tem forte ligação com a cultura e várias outras áreas, é pioneiro, tem o DNA Gomes do diálogo e amor por Palmas.
Ser irmão do senador Eduardo Gomes é importante e fará toda diferença na busca por benefícios para a capital, mas André tem ainda outros atributos de representação e diálogo que somarão com a capital.
Ela já faz história sendo a única gestora eleita numa capital do país e a primeira reeleita em Palmas e agora tem desafios maiores para os quais a população a confiou para lidar.
Com boas relações federais e estaduais, relacionamento institucional direto com a Câmara e equipe afiada e experiente passando uma visão de gestão eficiente para o cidadão, 2021 começa com expectativa positiva para Palmas após um ano difícil e atípico. Neste contexto, parcerias, diálogo e maturidade são vitais.
Para a oposição, as urnas deixaram um recado importante: é preciso sim ter críticas e questionamentos, mas de forma construtiva, com dados, com fatos e não levando isso para o lado pessoal ou com Fakenews. E assim sendo caberá à gestão saber lidar com a oposição de forma coerente.
Para os que torceram contra e desacreditaram, a dobradinha Cínthia/André vem aí é tem todos os ingredientes positivos para surpreender, não só do ponto de vista político, mas principalmente de gestão.
Que venham tempos e dias cada vez melhores para Palmas e sua gente que acredita, investe e batalha todos os dias por isso! E Palmas precisa de menos revanchismo político ou torcida contra e mais união e colaboração mútua.