Resultado negativo em exame de Covid-19 nem sempre significa que você está livre do vírus

Ficou na dúvida de como proceder em uma situação como essa? Conversamos com especialistas e tiramos todas as suas dúvidas aqui!

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Nos dias seguintes a 2 de outubro, quando o presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump foram diagnosticados com Covid-19, muitos no Capitólio também testaram positivo para o vírus potencialmente fatal. O candidato Joe Biden recebeu vários testes negativos desde então. Mas agora, a secretária de imprensa Kayleigh McEnany, anunciou que está com com o vírus, apesar de testar negativo várias vezes nos dias que antecederam o diagnóstico.

A enxurrada de resultados de testes para algumas das pessoas mais poderosas do país levantou questões sobre as muitas incógnitas do vírus, incluindo se é possível testar negativo enquanto ainda tecnicamente ainda se está com o Covid-19. A resposta curta é sim, você pode estar incubando o vírus e ainda assim receber um teste negativo – e esses resultados negativos podem estar dando às pessoas uma “falsa sensação de segurança”.

Existem alguns motivos pelos quais você pode receber um teste negativo ainda tendo o vírus, e um deles é o teste em si. Diferentes tipos de testes têm diferentes sensibilidades, e os testes rápidos que a Casa Branca supostamente estava usando podem produzir falsos negativos em cerca de 9% das vezes, de acordo com o Wall Street Journal.

Mesmo com outros tipos de testes, Justin Lessler, PhD, professor associado de Epidemiologia de Doenças Infecciosas, disse à Teen Vogue que “fazer o teste de coleta pelas narinas ou garganta para o vírus não é um processo perfeito”, o que significa que seu teste pode dar negativo por engano. O doutor e superintendente médico Edward Jones-Lopez, especialista em doenças infecciosas, disse à Teen Vogue que outro componente tem a ver com como o covid-19 se desenvolve em nossos corpos. “Leva alguns dias para o vírus se replicar em seu trato respiratório para que [um teste] se torne positivo”, disse Jones-Lopez. O período de tempo entre a infecção e o teste positivo pode variar de pessoa para pessoa.

Jones-Lopez disse que é lógico supor que quanto mais o vírus se replica em seu corpo, você pode ter mais infecção. Então, se você acabou de ser exposto ao vírus e o contraiu, mas ele não teve a chance de se replicar, você pode testar negativo, apesar de haver algum vírus presente em seu corpo. Isso pode explicar por que alguém como McEnany, que conhecia a exposição ao Covid-19 e agora testou positivo, pode ter testado negativo mesmo dias após essa exposição. “Receber um teste negativo de Covid não significa necessariamente que você não está infectado com o novo coronavírus”, acrescentou Alvin Tran, doutor em ciências, mestre em saúde pública e professor assistente de Saúde Pública da Universidade de New Haven.

“Uma pessoa pode ter uma série de resultados negativos e terminar com um resultado positivo posteriormente. Além disso, existem vários tipos de testes, incluindo testes rápidos que podem fornecer resultados em questão de minutos. Porém, esses testes rápidos são propensos a falsos negativos e não são tão precisos quanto os testes de PCR, que levam dias para serem processados ​​em um laboratório.”

Lessler disse que é justo pensar no teste e na forma como ele é detectado como um teste de gravidez (embora ele tenha notado que sabemos muito mais sobre o desempenho do teste de gravidez do que sabemos sobre o teste de coronavírus): se você fizer o teste em poucos dias após a concepção, você ainda terá um teste negativo porque não há hormônio suficiente (ou vírus no caso do COVID) para um teste detectar.

Mesmo nos primeiros dias após a exposição, Jones-Lopez disse que você ainda pode ser contagioso – mas é complicado. Os médicos referem-se ao período de incubação como o tempo entre a infecção e o desenvolvimento dos sintomas. Mas alguns que têm Covid-19 nunca desenvolvem sintomas e ainda podem ser bastante contagiosos. Dito isso, se você desenvolver sintomas, provavelmente ficará contagioso alguns dias antes de desenvolvê-los. E, para as pessoas em qualquer grupo, pode ser possível espalhar Covid-19 antes mesmo que o vírus tenha se replicado o suficiente para aparecer em um teste – embora Jones-Lopez tenha esclarecido que os médicos ainda não entendem totalmente esse aspecto, e isso seria provavelmente uma situação muito específica de ocorrer.

A natureza complicada – e ainda não totalmente compreendida – de como o Covid-19 é transmitido é a razão de ser tão importante que as pessoas usem máscaras. “Você pode contagiar antes mesmo de desenvolver os sintomas, mas essa é uma descoberta muito preocupante e complicada para este vírus em particular”, disse Jones-Lopez. “Quando isso se tornou óbvio meses atrás, que a infecciosidade pode surgir antes que os sintomas ocorressem, a recomendação passou a ser que todos usassem uma máscara.” Em um evento como o anúncio do presidente de sua indicação de Amy Coney Barrett à Suprema Corte, – no qual muitos daqueles que agora estão com covid estavam presentes – Jones-Lopez disse que o contato próximo desmascarado entre tantas pessoas em lugares fechados e abertos provavelmente facilitou a propagação.

Para aquelas pessoas que sabem que foram expostas ao Covid-19, os especialistas disseram que recomendariam que elas se isolassem por 14 dias – mesmo que o teste desse negativo. “Elas ainda devem ficar em quarentena por 14 dias, principalmente se o teste acontecer logo após a exposição”, disse Lessler à Teen Vogue. “Isso provavelmente pode ser reduzido se o teste negativo durar mais tempo após a exposição, mas a orientação nesse período de tempo ainda está em desenvolvimento”.

Jones-Lopez incentivou as pessoas a pensarem nisso em dois níveis: o pessoal e o público.
“O que você precisa determinar é 1. o nível do paciente e 2. o problema de saúde pública. No nível individual, o que você quer fazer é… estar ciente de qual é o meu risco individual de contrair isso e desenvolver uma doença grave. Em seguida, acompanhe os sintomas,” disse Jones-Lopez. “O outro nível é sobre a saúde pública, e você servindo de cadeia de transmissão. A única coisa responsável a fazer e a única maneira de garantir que você não esteja sendo um outro agente de transmissão é ficar em quarentena por 14 dias.”

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistaglamour
você pode gostar também