Primavera dos Museus discute transformação digital em meio à pandemia

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 14ª Primavera dos Museus de 21 a 27 de setembro. A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), participa da programação, que este ano privilegia atividades virtuais em todo o País, devido à pandemia causada pelo Covid-19.

A Superintendência de Cultura, por meio da gerência de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, programou uma série de postagens nas redes sociais e webconfências para tratar da renovação dos museus neste novo momento social. O ponto alto será o lançamento da Rede Estadual de Museus, com representantes dos museus tocantinenses, na sexta, 25 (veja programação).

De acordo com o Ibram, instituição que une as instituições museológicas brasileiras, com o isolamento social, o trabalho dos museus voltou-se para os bastidores, abrindo espaço para reflexões à luz dos acontecimentos transformadores em curso. No mundo da cultura digital, é possível prestar o serviço de preservar, investigar, comunicar, interpretar e expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou cultural? O Instituto acredita que sim, com apoio das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais e outras plataformas digitais.

“Estamos atentos às adaptações que o momento exige, e sabemos que várias delas estarão definitivamente agregadas ao nosso dia a dia. Com a Cultura e a preservação da nossa história por meio dos museus não será diferente”, pontua Tom Lyra, presidente da Adetuc e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, que reitera a preocupação do governador Mauro Carlesse com a manutenção dos museus do Estado.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte conexaoto
você pode gostar também