Área plantada de algodão diminui 41% após fim da isenção no ICMS
Conab disse que apesar de clima favorável, produtores preferem cultivar algodão em estados vizinhos com incentivos fiscais. Soja teve crescimento no volume produzido.
A área plantada de algodão no Tocantins diminuiu 41,1% em um ano e chegou a 2,8 mil hectares, de acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Segundo os especialistas, a principal causa da queda na produção é o fim da isenção no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Conab destacou que mesmo com condições climáticas favoráveis, os agricultores preferem plantar algodão em estados vizinhos, que têm programas de incentivo fiscal. A Bahia, por exemplo, isenta 50% do ICMS do algodão e viu o número de plantações crescer nos últimos três anos.
A desistência dos produtores em cultivar algodão não significa que as lavouras estão ociosas. Muitos preferiram utilizar a terra para plantar produtos com taxas mais favoráveis e com bom valor de exportação, aproveitando a alta do dólar.
A área plantada de soja é recorde e a expectativa é de alta produtividade para a safra. A projeção é de um crescimento de 4,2% com relação ao ano passado, quando houve supersafra.