Concurso PM TO: veja os requisitos para concorrer ao cargo de soldado
O edital do novo concurso PM TO (Polícia Militar de Tocantins) terá a oferta de mil vagas para o cargo de soldado, destinado a candidatos de nível médio.
O governador do estado, Mauro Carlesse, já anunciou a contratação do Cebraspe para a organização das provas objetivas e demais etapas do novo concurso.
Com isso, o edital depende apenas da assinatura do contrato entre a corporação e a banca organizadora para ser publicado, o que deve ocorrer ainda este ano.
Além do certificado de nível médio em instituição reconhecida pelo MEC, o candidato que tiver interesse em concorrer a uma das mil vagas do novo concurso PM TO deverá ficar atento aos demais requisitos.
Com a publicação já confirmada, o novo edital é uma excelente oportunidade de médio e longo prazo. Confira a turma que o Direção Concursos preparou para essa nova seleção:
Veja abaixo as principais exigências para candidatos do sexo masculino e candidatas do sexo feminino:
Idade máxima para o concurso PM TO
O candidato que tiver interesse em concorrer às vagas do cargo de soldado deve ter no ato da inclusão na corporação a idade mínima de 18 anos e a idade máxima de 32 anos no ato da inscrição.
No último edital, o candidato teria que ter a idade máxima de 30 anos, porém, no ano de 2019 o requisito foi alterado por meio do Projeto de Lei nº 14, de 06 de dezembro de 2019.
As regras valem para ambos os sexos e quaisquer categoria do concorrente, seja dentro das vagas para ampla concorrência, cotistas ou PCD.
Altura exigida no concurso PM TO
Assim como demais editais para a carreira militar, o novo concurso para soldado da PM de Tocantins exige altura mínima para os seus concorrentes. De acordo com o último edital, os candidatos ao cargo deverão ter:
- Altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e
- 1,60m, se do sexo feminino;
Outros requisitos obrigatórios no concurso PM TO
Além dos requisitos já citados, o cargo de soldado conta com outros requisitos, sendo:
- Aprovação em todas as etapas do concurso público e classificação dentro do número de vagas estabelecido neste Edital; b) Nacionalidade brasileira;
- Conclusão do Ensino Médio (comprovado no ato do ingresso na Corporação);
- Idoneidade moral, comprovada mediante apresentação de certidões policial e judicial, na forma prevista em Edital;
- Comprovação negativa de sentença condenatória, transitada em julgado, em âmbito penal, penal militar e eleitoral;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar;
- Pleno exercício dos direitos políticos;
- Compatibilização para nova investidura em cargo público;
- Não ser ex-aluno ou ex-agente público, civil ou militar, desligado, demitido ou exonerado por incompatibilidade ou motivo disciplinar;
- Procedimento irrepreensível e idoneidade moral ilibada, avaliados segundo legislação vigente na Corporação e outras normas editadas pelo Comandante-Geral da PMTO;
- Carteira Nacional de Habilitação – CNH, permissão válida para dirigir ou comprovante de aprovação junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, no mínimo na categoria “B”.