Restituição do IR: Receita abre consulta ao 4° lote; veja se chegou a sua vez
Crédito bancário está previsto para 31 de agosto para mais de quatro milhões de contribuintes
A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (24), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. O crédito bancário para 4.479.172 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, no valor total de de R$ 5,7 bilhões. A remessa inclui aqueles que entregaram a declaração até 19 de junho de 2020.
Para saber se teve a restituição liberada, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal. Caso o sistema acuse algum tipo de pendência na declaração, é possível regularizá-la por meio do Portal e-CAC. A Receita disponibiliza ainda aplicativos para tablets e smartphones, que permitem acessar serviços diversos, como retificação de declarações e consulta à situação cadastral do CPF.
O depósito da restituição é feito na conta indicada pelo contribuinte. Quando o valor consta como “creditado” no site de consultas, mas não aparece nos extratos do declarante, ele deve procurar o Banco do Brasil (BB), instituição financeira que gerencia os pagamentos do IR. Essa situação, segundo a Receita, geralmente ocorre quando há equívocos no preenchimento dos formulários da declaração.
O contato com o BB pode ser feito pessoalmente, em qualquer agência, ou por meio da Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).