Globo ganha liminar para bloquear transmissão. Turner vai à Brasília
Emissora conseguiu liminar para impedir que concorrente use a MP 984. Mas rede norte-americana irá até a capital federal. Guerra mal começou
Round para a Globo.
Dois dias depois, de a justiça negar a liminar que impedia que a Turner utilizar a Medida Provisória 984, e transmitir os jogos dos clubes com contrato com a emissora carioca, como mandante, nova decisão.
A emissora carioca conseguiu, na segunda instância, a aprovação da liminar.
O desembargador Maldonado de Carvalho, da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, entendeu que a MP publicada pelo presidente Jair Bolsonaro, em junho, não tem valor em relação a contratos assinados antes da promulgação da decisão presidencial.
De maneira inteligente, os advogados da Globo focaram na partida entre Coritiba e Flamengo, marcada para sábado, às 19h30.
O Flamengo é o clube mais popular do Brasil e que sempre teve a preferência da emissora carioca.
Aqui, a nota oficial da Globo.
“O Tribunal de Justiça determinou que a Turner está impedida de exibir partidas de clubes da Série A do Brasileirão cujos direitos exclusivos pertencem à Globo. A decisão referendou o entendimento de que a Medida Provisória 984 não pode alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição. A posição da Globo já havia recebido declarações de apoio de clubes como Corinthians, Vasco, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Atlético- GO, Fluminense, Goiás, Sport e Botafogo.
“Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma.
“Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”
Mas o blog tem a confirmação: a Turner vai recorrer.
Irá até o Superior Tribunal de Justiça.
A cúpula da emissora norte-americana acredita ter a seu favor a vontade presidencial, expressa na MP, e que foi adotada no Campeonato Carioca.
E o Flamengo pôde transmitir e negociar seus jogos contra clubes que tinham contrato com a Globo.
A emissora carioca sabe.
A luta vai continuar.
A Turner não vai desistir.
Recorrerá em Brasília.
Sede do governo federal.
E tem certeza da vitória final.
Como aconteceu com o Flamengo, que levou a final do Carioca para o SBT.
A batalha não acabou…