Bares, restaurantes e lojas poderão abrir em Contagem a partir desta sexta-feira
Locais com grande capacidade de aglomeração, como academias, cinemas e boates permanecem fechados
A Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai publicar nesta quinta-feira (6) um decreto autorizando a reabertura do comércio considerado não essencial na cidade a partir desta sexta-feira (6). Município segue o exemplo da capital, que já começou a flexibilizar as atividades econômicas.
De acordo com a prefeitura, será permitido o funcionamento das atividades de estabelecimentos inclusive nos shoppings centers, shoppings populares e galerias. Também ficará permitido o funcionamento de bares e restaurantes, com regras específicas, desde que haja distanciamento entre os clientes.
Atividades com grande capacidade de aglomeração, como academias, cinemas, boates e clubes de recreação permanecem fechados. Ainda conforme o Executivo municipal, apesar da decisão começar a valer já nesta sexta-feira, as regras serão avaliadas na próxima segunda-feira (10) pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Contagem.
Minas Consciente
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, aderiu no dia 16 de julho ao programa de flexibilização do comércio do governo do Estado, o Minas Consciente. No entanto, por fazer parte da região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade ainda deveria permanecer com os serviços não essenciais fechados.
A reportagem de O TEMPO questionou a prefeitura sobre tal decisão. Conforme nota enviada pela assessoria de imprensa, já que BH e Contagem flexibilizaram o comércio e os indicadores de Contagem são similares aos das duas cidades, o prefeito optou por seguir esse modelo.
“Contagem fica entre essas duas cidades, que flexibilizaram, e não seguir os mesmos passos poderia causar uma movimentação ainda maior, já que a população se deslocaria para os outros municípios. Com a abertura do comércio, a fiscalização será intensificada”, diz nota.
Pandemia
De acordo com o último balanço epidemiológico municipal, publicado nessa quarta-feira (5), Contagem tem 4.058 casos confirmados de coronavírus e 192 mortes em decorrência da doença.