Cabines de desinfecção são instaladas em praças e até estação de ônibus em Porto Nacional
Três foram instaladas na região central da cidade e uma no distrito de Luzimangues. Estruturas estão equipadas com sensores de movimento para disparar solução antisséptica.
A Prefeitura de Porto Nacional instalou cabines de desinfecção em praças e calçadas nas regiões mais movimentadas da cidade. O município aparece em terceiro lugar entre os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus no estado, com 763 casos e 13 mortes pela doença. As cabines são parte da estratégia para tentar conter a propagação do vírus.
As estruturas são feitas em alumínio e estão equipadas com sensores de movimento. Os aspersores dispararam um solução antisséptica indicada pelo Ministério da Saúde para a descontaminação da pele e de acessórios. Há também um tapete de grama sintética que pode ajudar na limpeza de calçados.
A capacidade da cabine é de até 600 passagens por hora, de acordo com a prefeitura. A Secretaria de Saúde da cidade afirma que a solução é eficaz contra vírus, bactérias, fungos e agentes patógenos. Elas começaram a funcionar nesta quarta-feira (22).
Os itens foram colocados na Praça do Centenário, no centro da cidade; em frente à Unidade Municipal de Referência à Covid-19, no setor Nova Capital; no antigo Posto do Lincoln, no setor Jardim Brasília e na Estação de Integração de ônibus, em Luzimangues.
“Inicialmente escolhemos locais com maior fluxo de pessoas. Combatemos aglomerações, mas sabemos que onde existem, propiciam a proliferação do vírus, potencializando a contaminação”, explicou a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito. Ela disse ainda que as desinfecções de locais públicos e repartições da prefeitura estão mantidas.