Google adia sua política de indexar apenas sites otimizados para celulares
Quem trabalha com desenvolvimento web já sabe: o Google pretendia alterar radicalmente sua política de indexação em setembro deste ano, excluindo sites não-otimizados para dispositivos móveis dos resultados de suas pesquisas.
Embora tal decisão tenha sido amplamente criticada na ocasião de seu anúncio, o mercado como um todo entendeu que o posicionamento da Gigante das Buscas segue o senso de que a maior parte do tráfego da internet, atualmente, passa por tablets e smartphones.
De qualquer forma, webmasters e desenvolvedores que ainda estavam lutando para fazer os ajustes finais em seus projetos podem respirar mais tranquilos: a companhia anunciou, nesta quarta-feira (22), que a nova política de indexação será adiada em seis meses, passando a ser aplicada apenas em março de 2021. Isso dará mais tempo para que os profissionais e empresas se adequem à regra.
O Google afirma ter tomado essa decisão por conta das incertezas e instabilidades do mercado após a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2). De acordo com a empresa, é compreensível que os webmasters estejam ocupados demais com tarefas emergenciais relacionadas com a crise da COVID-19, sobrando pouco tempo para efetuar as alterações necessárias para que seus sites continuem relevantes.
Além das boas novas, a Gigante das Buscas compartilhou uma série de instruções e dicas para facilitar o trabalho de adequação, incluindo melhores práticas de portabilidade de conteúdo, adoção de meta tags e uso correto de conteúdos multimídia.
Fonte: Google