Governo de Minas permite nova flexibilização em 4 regiões do Estado
As regiões Norte, Noroeste, Sul e Sudeste poderão avançar de fase, conforme protocolo do Minas Consciente; Governo vai abrir consulta sobre programa
O Governo de Minas Gerais anunciou a flexibilização das medidas de isolamento social em quatro das 14 regiões do Estado. A informação foi confirmada durante uma transmissão feita pelo governador Romeu Zema (Novo) e sua equipe em suas redes sociais.
De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, as regiões Noroeste e Sudeste do Estado passam da “Onda Verde” para a “Onda Branca”.
Nesse estágio, além dos serviços essenciais que já estavam funcionando, fica permitida a abertura de lojas de antiguidade, armas, fogos de artifício, móveis, floriculturas e as auto-escolas.
Já as regiões Norte e Sul de Minas Gerais passam da “Onda Branca” para a “Onda Amarela”, que permite, ainda, o funcionamento de lojas de roupa, salões de beleza, livrarias, papelarias e centros de estética.
Consulta pública
O Governador Romeu Zema (Novo) anunciou, durante a coletiva, que o Estado fará uma consulta pública para que os municípios possam opinar sobre os próximos passos do programa Minas Consciente. Segundo Zema, esses dados irão ajudar o Governo à planejar uma nova fase de flexibilização.
— Confirmada a possibilidade de platô, o Minas Consciente terá que ser reformulado e aprimorado. Iremos adequar a situação do comércio à curva da pandemia no Estado.
De acordo com Fernando Passalio, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, a consulta estará disponível na próxima quinta-feira (16) no site do programa.
Passalio também anunciou que o Governo vai liberar ao público em geral o acesso aos dados detalhados do projeto. Segundo ele, 199 cidades já aderiram ao protocolo de combate à pandemia idealizado pelo Governo do Estado.
*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli