Prefeitura de Darcinópolis vai decretar lockdown após a cidade assumir liderança na incidência do coronavírus
Medida começa a valer nesta quarta-feira (27) e inclui todas as medidas implantadas no lockdown estadual da última semana e também a lei seca. Município tem seis mil moradores e 91 casos confirmados da doença.
A Prefeitura de Darcinópolis, no norte do Tocantins, informou nesta terça-feira (26) que vai decretar lockdown, ou bloqueio total, na cidade a partir desta quarta-feira (27). A medida vai incluir as mesmas restrições impostas pelo decreto estadual, que vigorou em 35 cidades na semana passada e também a lei seca, quando fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas.
A decisão foi tomada pelo prefeito Jackson Soares Marinho após a cidade assumir a liderança no ranking de maior incidência da doença no Tocantins. Atualmente a cidade está com 91 casos confirmados de coronavírus, o que significa que em cada 67 moradores, um está infectado. Darcinópolis tem 6.097 moradores, de acordo com a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O lockdown municipal terá a duração, inicialmente, de sete dias. Neste período devem ficar proibidas as atividades não essenciais e os moradores precisam apresentar justificativas para sair de casa. É permitida a saída apenas para trabalho em serviços essenciais, idas a farmácias ou supermercados e consultas a médicos.
Além disso, seguem em vigor no município a obrigatoriedade do uso de máscaras, as barreiras sanitárias e a suspensão das aulas. O prefeito informou que o atendimento para pacientes da Covid-19 está sendo realizado nas duas Unidades Básicas de Saúde e que são realizados em média 20 testes rápidos por dia no município.
A situação das cidades do Bico do Papagaio, como é conhecido o extremo norte do Tocantins, é preocupante porque o hospital de referência da região, que fica em Araguatins, não tem leitos de UTI para atender casos graves. Os mais de 30 municípios acabam tendo que enviar os casos mais urgentes para Araguaína, que tem o maior número de casos no estado e está com a rede de saúde saturada.
O Governo do Tocantins anunciou que tem a intenção de aumentar o número de vagas de UTI em Araguaína e levar equipamentos do tipo para outras cidades. Darcinópolis estava na lista de cidades que tiveram lockdown decretado pelo governo do estado.