Governo do Tocantins decide não prorrogar decreto e 35 cidades devem sair do lockdown neste sábado
Palácio Araguaia recomendou a volta ao 'distanciamento social ampliado'. Decisão foi tomada no dia em que o Tocantins registrou o número recorde de 242 novos casos em 24 horas.
O Governo do Tocantins decidiu não prorrogar o decreto que determina lockdown, ou bloqueio total, em 35 cidades do estado. A medida estava em vigor desde a semana passada e vence às 18h deste sábado (23). O Palácio Araguaia recomendou a volta do ‘distanciamento social ampliado’ nestas cidades, mas deixou a decisão para os prefeitos.
A decisão de não prorrogar o decreto foi tomada no dia em que o Tocantins registrou o número recorde de 242 novos casos de coronavírus em 24 horas. Em todo o estado, são mais de 2,2 mil moradores com a doença e 49 pessoas morreram.
Quando o decreto de lockdown foi instituído, o decreto citava o aumento no número de casos e a ocupação dos hospitais como os motivos para as restrições. ainda não foi explicado pelo Palácio Araguaia o que levou a avaliação de que as medidas não precisavam ser mantidas.
Com o ‘distanciamento social ampliado’, recomendado pelo governo, os serviços não essenciais continuam suspensos, mas os moradores não precisam mais apresentar justificativas quando forem sair de casa.
A recomendação foi assinada pelo governador Mauro Carlesse (DEM) e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal. O documento está publicado no Diário Oficial do Estado.
Veja a lista de municípios abrangidos pelo lockdown:
- Aguiarnópolis;
- Ananás;
- Angico;
- Aragominas;
- Araguaína;
- Araguatins;
- Augustinópolis;
- Axixá do Tocantins;
- Buriti do Tocantins;
- Cachoeirinha;
- Cariri do Tocantins;
- Carrasco Bonito;
- Caseara;
- Colinas do Tocantins;
- Couto Magalhães;
- Darcinópolis;
- Esperantina;
- Guaraí;
- Itaguatins;
- Luzinópolis;
- Maurilândia do Tocantins;
- Nazaré;
- Nova Olinda;
- Palmeiras do Tocantins;
- Praia Norte;
- Riachinho;
- Sampaio;
- Santa Terezinha do Tocantins;
- São Bento do Tocantins;
- São Miguel do Tocantins;
- São Sebastião do Tocantins;
- Sítio Novo do Tocantins;
- Tocantinópolis;
- Wanderlândia;
- Xambioá.