Estudo aponta que 97% da pandemia de coronavírus pode ser controlada em junho
De acordo com os dados analisados, 97% da pandemia terminará no dia 1 de junho, e 100% da situação estaria normalizada em 23 de agosto no país
De acordo com um estudo divulgado nesta última terça-feira (28), pela Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, o fim da desta pandemia de coronavírus deve ocorrer entre junho e agosto deste ano.
Usando um modelo matemático conhecido como SIR (Suscetível, infectado e recuperado), os especialistas conseguiram calcular o período de propagação e recuperação da doença. Que de acordo com os dados analisados, 97% da pandemia terminará no dia 1 de junho no país, e 100% da situação estaria normalizada em 23 de agosto.
Porém, a previsão de certo modo, é otimista, já que o estudo não consegue refletir 100% da realidade, devido à explosão de mortes no Brasil por doenças respiratórias e de óbitos registrados em cartórios indicarem uma forte subnotificação de casos de covid-19.
Sobretudo, os próprios pesquisadores que realizaram o estudo alertam que as datas devem ser consideradas com ressalvas, isso porque há diversas variáveis não previstas na pesquisa que podem influenciar no tempo de duração da pandemia.
Além disso, o excesso de otimismo poderia diminuir prematuramente a disciplina, fazendo com que a pandemia se estenda mais do que o necessário.