A Prefeitura de Araguaína colocou a cidade em estado de alerta na noite deste sábado (25) após confirmar 12 novos casos de Covid-19 em dois dias. A decisão foi anunciada pelo prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) durante uma reunião virtual com a equipe. Araguaína foi uma das cidades que flexibilizou as medidas de distanciamento social e permitiu a reabertura de parte do comércio.
O prefeito disse que para evitar aglomerações determinou o desligamento de luzes em pontos em que moradores estavam se reunindo, como a Avenida Via Lago e alguns campos de futebol. Disse ainda que convocou 10 novos fiscais para monitorar as entradas de supermercados e que está planejando um mutirão de limpeza pelas ruas da cidade.
“Precisamos ser prudentes. Não vamos, novamente, tomar decisões exclusivamente por medo como ocorreu no início. Entendo e estou, imagino que como todos, muito apreensivo. Neste momento o que mais necessitamos é que cada um cumpra com sua responsabilidade e colabore, evitando sair de casa sem necessidade”, disse Dimas.
O prefeito informou ainda que quer que o Governo do Tocantins monte barreiras sanitárias, porque alguns dos casos confirmados na cidade são de caminhoneiros que estavam apenas de passagem por Araguaína. Há casos do tipo internados no Hospital Regional de Araguaína, segundo a prefeitura.
Neste sábado (25) chamou a atenção o fato de que um dos casos confirmados na cidade é de um menino de apenas 10 anos. É a pessoa mais jovem a testar positivo para a doença em todo o Tocantins. Até o momento, Araguaína registra 20 casos confirmados da doença, sendo que 15 estão ativos e 5 são considerados pacientes recuperados.