A pandemia impacta mais a saúde mental das mulheres, diz pesquisa
57% das mulheres que participaram do levantamento demostraram mais preocupação com o momento que estamos vivendo
Uma pesquisa realizada pela ONG americana Kaiser Family Foundation, descobriu que os efeitos psicológicos da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) afeta mais as mulheres do que os homens.
A Kaiser Family Foundation é conhecida por grandes estudos sobre a saúde pública. Em uma entrevista, mulheres contaram o que estavam sentindo, a partir daí — foi descoberto que o momento de pandemia que estamos vivendo está atingindo em maiores proporções a saúde mental das mulheres.
57% das entrevistadas afirmaram que a preocupação e o estresse estão ligados diretamente ao coronavírus, e os homens apenas 37%. Uma pesquisa semelhante foi feita a duas semanas atrás e a diferença de um sexo pra o outro foi de apenas 9%, o posto da porcentagem atual que é de 16%.
As mães de filhos com menos de 18 anos afirmam que a preocupação e a saúde mental piorou, elas somam 57% na pesquisa, contra 32% de pais. Esse estudo mostra que a sobrecarga só aumenta para as mulheres principalmente em período de isolamento social e pandemia.
A revista Forbes, foi quem divulgou o levantamento e os pesquisadores afirmam que já é visível um significativo aumento em consultas e em tratamentos psicológicos nesse período. “O que estamos vendo é uma mistura de solidão e estresse que é amplificada pela covid-19” explica, Roger McIntyre, professor de psiquiatria e farmacologia da Universidade de Toronto em depoimento à Forbes.