Deputado revela que governo estuda hospital de campanha para Araguaína
O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), postou em uma rede social nesta quarta-feira, 1, um vídeo com posicionamento sobre a estrutura de saúde disponível em Araguaína contra o Coronavírus.
“Eu tenho visto nos últimos dias, muita gente preocupada com as informações erradas que estão sendo passadas, muita gente fazendo policagem barata, passando informação, terror na população de Araguaína, falando que não tem leito de UTI, que não tem respiradores, que nada tem sido feito, isso é uma mentira”, começou dizendo.
“Nós temos em Araguaína uma grande estrutura de saúde, é claro, defasada ao longo do tempo, muita falta de investimento. Mas nós temos aí, só no HRA, 20 leitos de UTI’s , cada leito com respiradores, já são 20, na sala vermelha são mais 6 respiradores, na sala amarela são 8 respiradores. Então, só no HRA são 34 respiradores.
Temos na iniciativa privada, 10 leitos de UTI’s com respiradores para atender a população. Temos o Hospital Municipal de Araguaína, também com respiradores mais voltados para atender as crianças. Temos o HDT com alguns respiradores e com uma ala podendo ser feito investimentos”, citou.
Ele afirmou ainda: “Temos uma discussão iniciada do governo do Estado com o Hospital Dom Orione para ampliação dos leitos de UTI’s para fazer isolamento.
A grande dificuldade, são os pacientes do coronavírus para ter um isolamento total com alguns pacientes. Tive conversando com o secretário estadual de saúde, Edgar Tolini, e também com o governador Mauro Carlesse, e a grande preocupação, é seguir o protocolo, que são 4 fases.
Fase 1, 2 e 3 são feitas em Araguaína. Fase 4, por exigência do MS tem que ter uma ala totalmente isolada, nós não temos nenhuma estrutura de saúde em Araguaína com isolamento total. O governo está avaliando algumas opções, os hospitais de campanha, estão sendo trabalhados como opção. Eu particularmente, assim como todos os deputados estaduais destinamos as emendas parlamentares individuais, eu vou colocar R$ 1 milhão especificamente para Araguaína, para compra de medicamentos, para esses equipamentos de proteção, para respiradores, para o que for mais urgente e o que o governo entender que é mais importante e é claro para essa estrutura que as vezes temporária para atender essa epidemia que está vindo forte”, disse o parlamentar.
Araguaína tem três casos confirmados de coronavírus.