Dinheiro liberado para autônomo, MEI e desempregado: como receber
A pandemia do coronavírus causou uma verdadeira preocupação aos trabalhadores em relação aos seus empregos. Logo também ficou a dúvida em relação ao recebimento do salário no final do mês. E os que não tem renda fixa e vivem do trabalho informal. Nesses casos, entenda como receber o dinheiro liberado para autônomo.
Durante o período de quarentena, o governo federal está prevendo uma quantia mensal para profissionais autônomos, como forma de auxiliar nos ganhos do trabalhado informal.
O Ministério da Economia, em 25 de março, sinalizou um aumento do auxílio. Seria um valor de R$ 200,00 por mês. porém, o governo tem uma expectativa de pagar R$ 300,00 mensais aos trabalhadores que estejam dentro dos requisitos. O dinheiro liberado para autônomo poderá ser retirado pelo trabalhador informal entre abril a junho, como maneira de amenizar o contratempo causado pelo coronavírus.
MEI (Microempreendedor Individual) ou desempregado, também poderá ter direito ao recurso. Veja as condições necessárias a seguir:
Como receber o dinheiro liberado para autônomo
A previsão para beneficiar de 15 a 20 bilhões de brasileiros, poderá ser inciado em até duas semanas, de acordo com Paulo Guedes, ministro da Economia.
O que é importante saber, que será preciso um projeto de lei a ser aprovado pelo Congresso Nacioanl, a qualquer momento.
O cidadão que estiver interessado em receber o benefício em cada mês precisará comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando um documento de identificação.
Também existirá a possibilidade da retirada do voucher em alguma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mas, para evitar contato físico nas agências, é possível solicitar em casa através do aplicativo do INSS.
Retirada do auxílio
Há 26 mil postos da Caixa que estão sendo preparados para o atendimento aos cidadãos, disse Paulo Gudes.
O interessado irá apresentar seu nome, junto com um documento de identificação, nas agências da Caixa.
Desta forma, o atendente checará a presença ou não do cidadão como beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Caso não esteja recebendo nada, ficará habilitado a receber o dinheiro.
O alvo da medida são os autônomos, desempregados e microempreendedor individual (MEI), que integram família de baixa renda.
Fake News
A Secretaria Especial do Desenvolvimento Social precisou ir a público para desmentir falsas informações que circulam pelas redes sociais, em relação ao dinheiro liberado para autônomo.
Em nota divulgada pela secretaria ligada ao Ministério da Cidadania afirma que é falso o suposto cadastramento do Governo Federal em um site para que as pessoas recebam o “Auxílio Cidadão”.
É bom saber:
O governo recomenda que os cidadãos confirmem informações nos canais oficiais, como o Ministério da Saúde, o Ministério da Economia, o portal do Governo do Brasil e o portal do Ministério da Cidadania.