Bispos de Palmas e Porto Nacional suspendem missas com fiéis e igrejas podem fazer transmissões pela internet
Mudança é para evitar aglomeração de pessoas e prevenir transmissão do novo coronavírus. Outras celebrações, como casamentos e batismos, também foram cancelados.
Bispos de Palmas e Porto Nacional suspenderam a realização de missas e outras celebrações em igrejas católicas, com a presença dos fiéis, nesta sexta-feira (20) por tempo indeterminado. De acordo com comunicados feitos por líderes religiosos, a medida é para impedir aglomeração de pessoas e evitar a transmissão do novo coronavírus. A mudança abrange várias igrejas da região central do Tocantins.
Neste período, as paróquias vão incentivar a participação dos fiéis em celebrações através de canais de TV, rádio e internet ou por meios informados pelos representantes das igrejas, como transmissões online.
Palmas
De acordo com o comunicado feito pelo arcebispo de Palmas, Pedro Brito Guimarães, as missas serão celebradas nas paróquias, mas de portas fechadas. Neste caso, somente uma pequena equipe de cantores e ajudantes poderão entrar nos templos.
Por causa da mudança, mutirões de confissões, que já estavam marcados foram cancelados. Casamentos e batizados que não puderem ser adiados, e velórios, só poderão ser realizados nas igrejas com as presenças de até 10 pessoas.
Em alguns períodos do dia e da noite algumas igrejas ficarão abertas. “Os atendimentos individuais dos fiéis continuarão acontecendo normalmente nas paróquias, com exceção naquelas em que os párocos se enquadrem no grupo de maior vulnerabilidade ao coronavírus”, informou o comunicado.
Porto Nacional
As celebrações da Santa Missa deixam, a partir desta sexta-feira (20), de ser realizadas com os fiéis. O bispo Dom Romualdo informou, através de um comunicado, que as orientações a respeito das celebrações da Semana Santa serão repassadas nos próximos dias.
As paróquias que tiverem espaço em redes sociais farão transmissões pela internet.