Dos cinco casos confirmados no Tocantins maioria é mulher e está em isolamento domiciliar, revela secretário
O Tocantins termina o domingo com cinco casos confirmados de coronavírus. Todos são em Palmas (dois novos casos). O Estado confirmou apenas os números e não passou mais detalhes sobre perfil e circunstâncias dos novos casos confirmados até o momento. A Secretaria estadual trabalha no detalhamento dos dados.
O Tocantins tem mais casos que outros sete estados do país, conforme a Gazeta apurou.
A Gazeta entrou em contato com o secretário de Saúde, Edgar Tollini para checar mais detalhes.
O secretário garantiu: “Maioria dos casos estão em isolamento domiciliar”, afirmou.
O Estado ainda não tem o resultado das duas mulheres dos primeiros casos da capital, disse o secretário. As amostras delas foram para São Paulo e estão atrasadas pelo congestionamento no laboratório.
O secretário revelou ainda que uma das mulheres confirmadas hoje teve contato com a segunda paciente a ser confirmada com o coronavírus na capital. Outro novo caso foi oriundo de uma viagem.
Dos cinco casos, quatro são mulheres e um homem. O Estado não revelou idade nem mais informações sobre os casos. A Gazeta solicitou as informações.
A advogada Kellen Pedreira do Vale, de 42 anos, que está em isolamento domiciliar, foi o primeiro caso do Tocantins e outra paciente de 47 anos, hipertensa que teve contato com ela, o segundo.
O governo estadual e prefeituras já tomaram várias medidas e recomendam o isolamento.
Veja o que o Estado divulgou hoje sobre os casos:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa neste domingo, 22, que os dados de acompanhamento de Covid-19 apresentam 64 casos suspeitos, 05 confirmados (04 em Palmas e 01 em Paraíso) e 37 descartados.
Os casos foram notificados nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Pindorama, Porto Nacional, Arapoema, Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Cariri do Tocantins, Xambioá, Darcinópolis.
A SES esclarece que os 64 casos suspeitos são referentes à pacientes residentes do Estado do Tocantins. Em Formoso do Araguaia há uma notificação, sendo acompanhada pelo Cievs, de cidadão residente de outro estado, bem como o paciente que veio a óbito, após ter sido notificado por Silvanópolis. Suas amostras foram colhidas e testadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para investigação e resultou negativo para Covid-19..
A atribuição do aumento dos números descartados está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas.
Veja aqui os dados nacionais do coronavírus: