“Se a gente não segurar essa fronteira, vai ser um desastre em Roraima”
O senador Mecias de Jesus (Republicanos) disse a O Antagonista que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é favorável ao fechamento das fronteiras em Roraima, para tentar minimizar a proliferação do novo coronavírus.
Mandetta, porém, afirmou ao parlamentar que é preciso uma autorização dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
Mecias já havia externado no fim de janeiro — veja aqui — a preocupação com a propagação do novo coronavírus pelas fronteiras de seu estado com a Guiana e a Venezuela: são, no total, 1.925 km de fronteira seca.
“É precisa criar barreiras para impedir ou diminuir a proliferação. No caso de Roraima, o mais correto é fechar as fronteiras. Nós precisamos que o governo brasileiro feche temporariamente e coloque ali um posto de triagem, de observação de sintomas. Se a gente não segurar essa fronteira, vai ser um desastre em Roraima.”
Guiana e Venezuela têm péssimos sistemas de saúde.
Em Lethem, cidade da Guiana Inglesa que faz fronteira com o Brasil, 95% dos empresários são chineses, acrescentou o senador.