10 famosas que adotaram seus filhos e foram escolhidas para serem mães
O Dia Nacional da Adoção, comemorado dia 25 de maio, foi instituído em 2002 e é celebrado em todo o país. Conheça 10 histórias que podem te inspirar a ser mãe do coração
Ao contrário do que muita gente ainda julga, adotar um filho não é um ato de caridade, mas sim de amor. Não importa se o filho tem a cor da pele ou o sangue dos pais, tudo isso se torna muito pequeno quando o amor grita no coração de quem escolheu unir sua alma a de outra pessoa.
Hoje, no Brasil, uma criança é adotada a cada 4 horas, mas este número ainda é baixo se levado em consideração as mais de 9 mil crianças aptas à adoção que estão nos abrigos de todo o país.
Em contrapartida, existem mais de 45 mil famílias no Cadastro Nacional de Adoção esperando por um filho. Esta desproporção acontece porque quase metade dos pretendentes do país (44%) não aceita uma criança negra, 61% só aceita crianças e adolescentes sem qualquer doença e 62% não topa levar para casa irmãos. Outro fator que dificulta muito é que apenas 10% dos cadastrados aceitam crianças maiores de 7 anos, mas elas representam 64% dos meninos e meninas que estão nos abrigos.
No dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção e, no Brasil, temos vários exemplos de mulheres famosas que decidiram entregar todo o seu amor para os filhos do coração. Confira a lista:
1) Giovanna Ewbank
Giovanna Ewbank foi a Lilongwe, capital do Malawi, em 2015, a convite do Domingão do Faustão para conhecer de perto o trabalho de uma ONG americana com órfãs. Ao abrir uma porta, foi recebida por Chissomo, ou Titi, com um sorriso e os bracinhos abertos, o que transformou para sempre os dias da família. Eles tentaram trazê-la para o Rio de Janeiro, mas o país não está dentro das normas internacionais de adoção, o que os obrigou a entrar em um processo de adoção dentro no Malawi que levou em torno de 1 ano.
2) Elba Ramalho
Elba Ramalho já era mãe biológica de Luã e queria ser mãe novamente. Com dificuldades para ter mais filhos biológicos, decidiu buscar mais uma herdeira em algum cantinho do planeta e conheceu Maria Clara em um orfanato em São Paulo e, anos depois, encontrou com a segunda menina, Maria Esperança. Em 2008 adotou a terceira filha, Maria Paula.
3) Daniela Mercury
Mãe biológica de Giovana e Gabriel, Daniela Mercury adotou mais três meninas, Márcia, Alice e Ana Isabel, com a mulher, Malu Verçosa. As duas se casaram em 2013 e juntas participaram de campanha contra o Estatuto da Família.
4) Glória Maria
A jornalista Glória Maria não gosta de usar a palavra “adotiva” porque sempre salienta que filho é filho e hoje é mamãe das irmãs Maria e Laura. A apresentadora diz que foi escolhida por suas meninas já que não pensava em ser mãe. “Elas me elegeram no meio de um monte de crianças do abrigo, todas carentes e querendo atenção. Eu sou muito religiosa e tenho uma fé enorme. Então, eu digo: foi coisa de Deus”, contou em uma entrevista.
5) Astrid Fontenelle
Astrid Fontenelle é completamente apaixonada pelo único filho, Gabriel, que adotou quando tinha apenas dois meses, em 2008. A apresentadora gosta de afirmar não é melhor do que ninguém por ter adotado e nem fez isso por caridade. Ela diz que o menino transformou sua vida para melhor e este foi o melhor método para realizar seu sonho de ser mãe.
6) Maria Padilha
Mãe de Manoel, Maria Padilha conheceu o menino quanto ele tinha cinco meses e decidiu adota-lo há quase sete anos. Hoje, aos 59 anos, a atriz fala que olha para o filho e o acha parecido com ela. “Quanto amor! Quanta alegria! Que presente a vida me deu. Manoel é o meu pequeno gigante”, disse ela em uma rede social.
7) Regina Casé
Foi em 2013 que Regina Casé resolveu adotar o pequeno Roque, que tinha cinco meses na época. A apresentadora, que já era mãe de Benedita, hoje com 28 anos, teve de esperar por um longo processo de adoção e que foi comemorado com muita festa quando conseguiu registrou o garoto em seu nome. Na época, estava rodando o filme Que Horas Ela Volta? e tinha um cantinho especial para ficar com o menino. “Qualquer minutinho de folga corria para ficar com meu bebezinho. Nem sei como consegui filmar. Só pensava nele o tempo todo”, lembrou ela recentemente nas redes sociais.
8) Drica Moraes
A atriz sempre desejou ser mãe e tentava realizar este sonho por inseminação artificial, mas todas as tentativas foram em vão. Foi aí que ela decidiu entrar no Cadastro Nacional de Adoção e entrou numa fila até conhecer o pequeno Mateus, quando tinha 39 anos. Em entrevista ao Domingão do Faustão, Drica Moraes disse que não tem diferença entre um filho biológico e adotivo. “O amor se constrói no dia a dia. Quem tem o desejo de ser mãe deve ingressar o mais cedo possível”, incentivou.
9) Leandra Leal
A mamãe da pequena Júlia gosta de afirmar que foi adotada pela filha, que hoje está com três anos. Leandra Leal afirma que a experiência da maternidade tem sido muito transformador para ela e que procura fazer da menina uma mulher forte e que seja uma guerreira como toda mulher Leal.
10) Gal Costa
Como muitas das outras histórias, Gal Costa desejava muito ser mãe, mas não podia engravidar por conta de uma obstrução nas trompas. Depois de ver uma reportagem na televisão sobre a história de uma criança que fora jogada em uma lagoa, começou a pensar em adoção e foi se aconselhar com a amiga, Gloria Maria, que já tinha duas filhas. Tempos depois, o pequeno Gabriel apareceu em sua vida e mudou sua rotina para sempre.