O Vereador Claudemir Portugal (PRP), apresentou nessa semana um Projeto de Lei que dispõe sobre concessão de passe livre aos pacientes oncológicos no Sistema de Transporte Urbano no Município de Palmas.
Segundo o Vereador, ele classifica esse projeto como justo para o paciente oncológico, e que o mesmo foi uma solicitação de servidores da Saúde e familiares de pacientes que fazem o tratamento de câncer. Por ser uma doença rápida e devastadora, os hospitais que realizam atendimento estão concentrados no centro da cidade, por isso o paciente acaba precisando se deslocar para realizar o tratamento que não tem na unidade de saúde da comunidade, por se tratar de um tratamento de alta complexidade, com equipes especializadas. Ao faltar no tratamento o paciente acaba comprometendo a possibilidade da cura. São muitas idas e voltas ao hospital, seja para exames, consultas médicas ou equipe multiprofissionais, e tomar medicamento. Muitas famílias comprometem o tratamento por falta de tão pouco, mas dependendo da situação financeira da família se torna muito alto o gasto com transporte.
O “passe livre municipal” será emitido em favor dos pacientes oncológicos que exige tratamento continuado e cuja interrupção possa acarretar risco de vida, esse projeto vai atender muitas pessoas cujas as dificuldades são enormes, segundo informações do setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP).
“É um projeto de grande valia para o tratamento de muitos pacientes. Cuidar do ser humano é missão de todos nós, porém atender as necessidades nas horas mais difíceis é se colocar no lugar do outro”, finaliza Portugal.