SP: Chuva forte provoca alagamentos e interdita marginais
A chuva que começou na madrugada e se estendeu até a manhã desta segunda-feira (10) tem causado diversos transtornos aos moradores de São Paulo e das cidades da região metropolitana. Na capital, as marginais Tietê e Pinheiros têm trechos intransitáveis e a circulação dos transportes públicos está comprometida. A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada.
De acordo com o último balanço do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a cidade registrou até às 13h30 desta segunda-feira 132 pontos de alagamento, sendo que 66 ainda estão intransitáveis.
Nesta manhã, as regiões do Butantã, Perus, Ipiranga ficaram em estado de alerta devido ao risco de transbordamento de rios e córregos. Agora, no início da tarde, o alerta foi mantido para a região do Jaçanã/Tremembé. As demais regiões da cidade estão em estado de atenção.
A forte chuva também afetou o transporte público. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda estão operando parcialmente devido aos alagamentos.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), suspendeu o rodízio para carros na capital. No entanto, permanece a restrição para circulação de caminhões e fretados nas zonas em que já são impedidos de circularem. A empresa bloqueou o acesso à Marquês de São Vicente. No total, São Paulo registra 79 quilômetros de congestionamentos.
Entre a 0h e 13h30 desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros registrou 140 acionamentos para desabamentos, 796 chamados para enchentes e 120 ocorrências de quedas de árvores.
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou 16 cancelamentos e 12 atrasos de voos por conta da dificuldade de locomoção da tripulação das companhias aéreas até o aeroporto. Além disso, 20 voos que tinham Guarulhos como destino tiveram de ser alternados para outros aeroportos. O balanço é desde às 9h desta segunda-feira. A assessoria do aeroporto recomenda aos passageiros confirmarem seu voo com as companhias aéreas.
No Twitter, a hashtag #alagamento é o primeiro assunto mais comentado do momento nesta manhã. Internautas têm publicado diversos vídeos e fotos do caos em São Paulo e na região metropolitana.
Terminal Barueri alagado. Dia caótico em São Paulo e região metropolitana#chuva #bdsp #alagamento #alagamentosp #chuvasp pic.twitter.com/LCZsYwllzX
— Eric Wallace (@EricWallace_) February 10, 2020
Tudo submerso na barrafunda galera, não tem passagem nem pra busão nem carro#alagamento pic.twitter.com/0Ehc8PfYw9
— Raulzinho Ⓡ (@raaulcaju) February 10, 2020
Quando você não consegue sair do seu bairro #alagamento #saopaulo pic.twitter.com/98syy0IX0X
— Larissa Valente (@_larivalente) February 10, 2020
E a rua da minha escola que KKKKKKKKKK meu deus to rindo de desespero #alagamento pic.twitter.com/pF8p4Wh3fw
— andressa🏳️🌈 (@andyyyvegan) February 10, 2020
Ilhada em Carapicuíba, não consigo nem ir trabalhar nem ir pra casa, estações fechadas ônibus parados…
Tudo um caos #alagamento pic.twitter.com/Kv2lRxjRFD— Moana 🌻 (@maahgray) February 10, 2020
Rua Urupiara esquina da Av. Zaki Narchi antes do DEIC, ao lado da rodoviaria Tiete.
#alagamento pic.twitter.com/RzZFF0Rxus
— JEFF_LIMA ➡️🇧🇷➡️ (@IRALIMA3) February 10, 2020