Senador Eduardo anuncia investimentos de R$ 300 milhões na Condevasf Tocantins
O anúncio foi feito durante solenidade de abertura do ano Legislativo do Estado, na sede da instituição, nesta terça, 4.
O senador Eduardo Gomes (MDB), líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional, anunciou nesta terça-feira, 4, os primeiros investimentos do governo federal, no valor de mais de R$ 300 milhões, na regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Tocantins, para este ano. O anúncio foi feito durante solenidade de abertura do ano Legislativo do Estado, na sede da instituição.
O senador lembrou que Jair Bolsonaro (sem partido) foi o presidente que mais liberou recursos ao Tocantins de uma só vez ao lembrar dos contratos assinados entre a União, o governo estadual e os municípios tocantinenses. “Isso, graças aos esforços pessoais nosso e da nossa bancada de senadores e deputados federais. Uma bancada coesa quando se trata em apresentar emendas parlamentares ao nosso Estado”, sustentou Eduardo Gomes.
No evento na Assembleia Legislativa, o senador falou primeiro, porque teve que se ausentar, mas fez uma recomendação o governador Mauro Carlesse (DEM) e à classe política tocantinense: “parceria e imparcialidade”, sugerindo trabalho suprapartidário e transparente.
Codevasf
A empresa está no Tocantins desde o segundo semestre do ano passado e uma equipe de técnicos já percorreu cerca de 4 mil quilômetros na região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia quando identificou e registrou em fotografias as principais características geográficas, ambientais e socioeconômicas da região, visando a elaboração do Plano Nascente Tocantins-Araguaia. A expedição envolveu áreas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Foi a primeira expedição organizada pela Codevasf na região após a inclusão dessas áreas no raio de atuação da empresa, por meio da Lei nº 13.702/2018 e da Resolução nº 080 de 14 de fevereiro de 2019.
Para o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, se faz necessária a elaboração de estudos e planos que levem a atuação da entidade a potencializar os recursos socioeconômicos e ambientais em prol dessas regiões.