HGP tem 17 leitos para possíveis casos de coronavírus, mas Sesau diz que alemão está em condições estáveis
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) afirmou em nota que o paciente alemão ainda não foi transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Conforme a nota, ele ainda se encontra no Hospital Regional de Porto Nacional. “Na hipótese do quadro se agravar, ou da confirmação laboratorial para Coronavírus, o paciente será transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP), relacionado pelo MS [Ministério da Saúde] como a unidade de alta complexidade de referência no Tocantins para estes casos”, diz o documento.
17 leitos separados
No HGP, segundo a Sesau, 17 leitos foram separados, dos quais 14 são direcionados para internação e outros três para cuidados semi-intensivos, com devido isolamento requerido para estes casos.
Condições clínicas estáveis
De acordo com a nota, o paciente alemão está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS) e apresenta “condições clínicas estáveis, recebendo os cuidados necessários da equipe do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde”.
Canais oficiais
A secretaria solicita na nota que a população tocantinense consulte os canais oficiais do governo do Tocantins “para evitar mensagens falsas que criam alarde para um caso que está sendo conduzido com seriedade e segurança por parte de toda equipe técnica envolvida no acompanhamento do caso”.