Renata Santos volta atrás de aposentadoria e estreia como musa do Salgueiro: ‘Caso de amor’
Em 2019, Renata completou 20 anos de carnaval e fez sua despedida na Mangueira -- após dez anos. Para 2020, ela programa retorno em grande estilo e em uma nova escola.
O ano de 2019 era para ser de aposentadoria para Renata Santos. Depois de completar 20 anos de carnaval e 10 anos de Mangueira, Renata tinha planejado pendurar o biquíni e a purpurina. Mas, tudo mudou e ela está de volta, agora em 2020. E agora como musa do Salgueiro.
“Não esperava voltar ao carnaval depois da minha despedida. Era muito definitivo na minha cabeça a minha aposentadoria. Foram dois anos para tomar essa decisão, porque eu queria muito parar. Não foi um caso pensado para trocar de escola. Se tivesse acontecido dessa forma, eu teria anunciado que estava indo para outra escola. Mas não foi.”
Com tudo acontecendo muito rápido, a ascensão de Renata Santos ao cargo de musa do Salgueiro só lhe deu certeza de que não deveria ter parado.
“Algumas pessoas que conviveram na Mangueira não entenderam muito bem a minha decisão de voltar e em outra escola. Mas o carnaval tem dessas coisas. Queria parar, mas foi bom para eu seguir. E escutei de muita gente que eu não deveria parar mesmo, já que eu gosto tanto”, conta.
Pé quente, a data da sonhada e planejada despedida da Sapucaí foi no ano do emblemático bicampeonato da verde e rosa. “No desfile de 2019 passou um filme na minha cabeça e aquela sensação de que eu nunca mais pisaria ali. Tive uma história muito linda com a Mangueira e vai estar para sempre no meu coração. Tenho certeza que todo mundo lá torce por mim.”
Sensação de estreia
Mesmo em seu 21° ano na Avenida, frio na barriga é o que não falta para Renata Santos. “Está sendo maravilhoso. Tenho tanto tempo de carnaval, mas parece que eu comecei agora. Tenho cada vez mais vontade de estar presente e participar de cada etapa. Estou revigorada e muito feliz.”
“O Salgueiro sempre foi uma escola que frequentei e sempre me senti muito bem. Era um desejo inconsciente e minha história no carnaval foi acontecendo de outra forma. Eu saí da Sapucaí em 2019 achando que eu não pisaria mais lá. Mas agora estou voltando novinha em folha, com uma nova história para escrever. Estou vivendo um caso de amor pelo Salgueiro.”
De olho na fantasia e no corpão
Na rotina regrada com exercício físico, Renata, de 37 anos, saiu na frente para manter a boa forma para o carnaval. E para fazer bonito na nova escola. “Estou fazendo dieta desde julho. Treino pelo menos de duas a três horas por dia. Faço musculação, aeróbico, alongamento e ioga. A idade passa e a gente precisa alongar tudo para não ficar sentindo dor. Quero que tudo esteja perfeito para o meu retorno — e estreia.”
Já sobre a fantasia, Renata é receptiva e sem restrição. “Minha fantasia é um maiô, com muita pele. Não sou daquelas que dá muita sugestão na roupa. Do jeito que me colocarem, eu estou pronta ali para desfilar. E tenho certeza que vai ser um desfile maravilhoso. Estou dando tudo de mim.”
Agradecimento: Gigi Figueira e Wilson Credendio.